A Astronomia é provavelmente a ciência natural mais antiga, datando a épocas da antiguidade, com suas origens em praticas religiosas pré-históricas: vestígios dessas práticas que ainda são encontrados na astrologia, uma disciplina que por muito tempo foi entrelaçada com a astronomia e, no mundo ocidental, não muito diferente da mesma até aproximadamente 1750-1800. A astronomia antiga envolvia-se em observar os padrões regulares dos movimentos de objetos celestiais visíveis, especialmente o Sol, a Lua, estrelas, e os planetas vistos à olho nu.
Sua origem encontra-se ligada às atividades agrícolas e à religião e foi provavelmente a primeira das ciências desenvolvida pelo homem. Teve grande importância nas civilizações da antiguidade; 2000 anos antes da era Cristã, os babilônios, chineses e egípcios semeavam obedecendo a calendários elaborados de acordo com o movimento regular do sol e da lua.
Em algumas culturas os dados obtidos eram usados em prognósticos astrológicos.
Astrônomos da antiguidade eram capazes de diferenciar entre uma estrela e uma planeta, já que as estrelas permaneciam relativamente fixas durante os séculos enquanto planetas moviam-se consideravelmente em um tempo comparativamente menor.
Fontes :
Nenhum comentário:
Postar um comentário