Mantenha uma distância segura
Uma maneira de saber se a distância mínima entre seu veículo e o da frente está correta é tomar como referência um ponto pelo qual o veículo à frente passe (uma árvore, baliza, pedra etc.).
Comece a contar até três segundos. Para não errar para mais ou para menos, conte mentalmente mil e um, mil e dois, mil e três. Se a distância for a mínima, você passará pelo ponto de referência três segundos depois do veículo à frente, seja qual for a velocidade.
Se a distância for menor, reduza sua velocidade para se distanciar do outro veículo.
Comece a contar até três segundos. Para não errar para mais ou para menos, conte mentalmente mil e um, mil e dois, mil e três. Se a distância for a mínima, você passará pelo ponto de referência três segundos depois do veículo à frente, seja qual for a velocidade.
Se a distância for menor, reduza sua velocidade para se distanciar do outro veículo.
Na falta de estradas com essa sinalização, contar a distância "em segundos"( como diz a cima) pode ser um bom auxiliar: se circular à velocidade de 120 km/h, nunca circule a menos de dois a três segundos do veículo da frente [conte o tempo depois de o veículo da frente passar por um ponto de referência].
Eis alguns exemplos de distâncias mínimas de segurança, pressupondo que ambos os veículos circulam sensivelmente à mesma velocidade:
- a 80 km/h: 44 metros
- a 100 km/h: 56 metros
- a 120 km/h: 67 metros
- a 140 km/h: 78 metros
- a 160 km/h: 89 metros
Tomando algumas pracauções:
.
- A distância:
Hoje isto resulta em multa se não for observado e se você não estiver longe o suficiente, irá bater no veículo da frente. Lembre-se de que com a chuva ou pista escorregadia essa distância deve ser maior que em condições normais.
Comece a parar antes:
Se necessário pise no freio imediatamente ao avistar algum tipo de perigo, mas pise aos poucos para evitar derrapagens ou parada brusca, pondo em risco os outros condutores na via que talvez não conheçam como você estas normas de prevenção de acidentes.
Hoje isto resulta em multa se não for observado e se você não estiver longe o suficiente, irá bater no veículo da frente. Lembre-se de que com a chuva ou pista escorregadia essa distância deve ser maior que em condições normais.
Comece a parar antes:
Se necessário pise no freio imediatamente ao avistar algum tipo de perigo, mas pise aos poucos para evitar derrapagens ou parada brusca, pondo em risco os outros condutores na via que talvez não conheçam como você estas normas de prevenção de acidentes.
Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/veiculos/0014.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/veiculos/0014.shtml
http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=107
http://anossaterrinha.blogspot.com/2010/11/os-sete-pecados-mortais-da-conducao-em_3171.html
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