Total de visualizações no blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Perigo nos parques de diversões

 

Momentos que seriam destinados ao lazer tem cada vez mais, através dos acontecimentos, se transformado em momentos de tristeza, de susto e desaprovação. Não é de hoje, mas há tempos que temos ouvido noticiários sobre acidentes em parques de diversão, demonstrando que os cuidados tomados por seus administradores não tem sido eficientes e cuidadosos, e que devemos ser cautelosos, escolher bem os parques que frequentaremos, e observar quais brinquedos iremos usufruir.


O descuido, a falta de fiscalização e a falta de manutenção necessária dos brinquedos dos parques de diversão, têm efeito em seus usuários vítimas, fazendo com que muitos desses locais percam a credibilidade e que as pessoas evitem frequentá-los.
No Brasil, os últimos acontecimentos se apresentaram em parques como o famoso Play Center, situado na capital de São Paulo, onde a trava de segurança do brinquedo Double Shock se abriu, e arremessou oito jovens a 7 metros de altura, causando ferimentos graves às vítimas.

A série de normas lançadas pela ABNT (A Associação Brasileira de Normas Técnicas), entrou em vigor em 25 de março de 2011, condicionando o profissionalismo no segmento de parques, auxiliando os gestores a cumprirem as obrigações legais e proporcionando a segurança dos usuários e dos profissionais envolvidos com a montagem e operação dos parques. 


A aplicação prática das leis da Física é indispensável para que se entenda melhor o
comportamento do mundo físico e a comprovação de suas fundamentações. Apesar de apresentarem
contextos aparentemente complexos, as leis da Física compreendem um vasto campo aplicacional
em situações de caráter corriqueiro.


O projeto Física no Parque é um exemplo de aplicação prática das leis físicas, que acrescenta
emoção à compreensão da lógica do funcionamento de alguns brinquedos e finaliza o entendimento
dos conteúdos de Mecânica por meio da apropriação significativa de conceitos como: velocidade,
aceleração, período, freqüência, trabalho, energia e as leis de conservação.

2 comentários:

  1. Fiquei curioso sobre o Projeto Física no Parque!

    ResponderExcluir
  2. Ele é muito interessante,tendo como objetivo compreender e vivenciar os fenômenos físicos( bons ou ruins) que ocorrem em quase todos os brinquedos disponíveis num parque de diversão.

    ResponderExcluir