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sábado, 22 de outubro de 2011

Tipos de radares

Radar de Pulso Simples

Esse tipo de radar envia diversos pulsos de rádio, e entre a emissão de dois pulsos o receptor detecta as reflexões do sinal emitido. Normalmente, a antena desse tipo de radar pode rotacionar, aumentando assim a área de rastreamento. Ele é eficaz para localizar um alvo, mas não é capaz de medir sua velocidade. 


Radar de pulso Contínuo (CW)

Esse tipo de radar emite um sinal de rádio contínuo. Ele requer duas antenas distintas, uma para o transmissor e outra para o receptor, para que o sinal emitido não interfira na leitura do sinal de retorno. A emissão de um sinal contínuo permite que esse radar distinga objetos parados de objetos que estão em movimento, através da analise da diferença do sinal de resposta, causada pelo “efeito Doppler." No entanto, esse tipo de radar não serve para detectar a posição exata do alvo.


Radar de Abertura Sintética - SAR

Os radares SAR (Sinthetic Aperture Radar) através de pulsos eletromagnéticos enviados à superfície na velocidade da luz, tem como retorno ecos na mesma velocidade. Estão conectados a uma aeronave ou a um satélite, e tem objetivo de localizar alvos em terra. O movimento da aeronave, que serve para “simular” uma antena bem maior do que ela realmente é, permite que o radar faça leituras consecutivas de diversos pontos; o sinal recebido é então processado pelo receptor, fazendo parecer que o sinal vem de uma antena grande, ao invés de uma pequena, permitindo que este tipo de radar tenha uma resolução capaz de distinguir objetos relativamente pequenos, como um automóvel.


Phased-Array Radar

Esse tipo de radar utiliza “diversas” antenas fixas que recebem sinais de diferentes direções, combinando-os como desejado para adquirir uma direção especifica. Estes radares podem “mudar a direção do sinal” eletronicamente, e de uma maneira muito mais rápida que radares convencionais, que o tem de fazer mecanicamente.


Radares secundários

São aqueles que, ao invés de lerem sinais refletidos por objetos, lêem sinais de resposta, emitidos por dispositivos chamados transponders instalados nos veículos, aeronaves ou embarcações. Esses dispositivos respondem a sinais chamados interrogadores emitidos pelo transmissor do radar secundário, enviando sinais em resposta que podem conter informações codificadas. São essenciais para o controle efetivo do tráfego aéreo, além de possibilitar a distinção de uma aeronave inimiga de uma aliada em seu emprego militar. A utilização deste tipo de dispositivo contorna algumas limitações de radares convencionais como baixa refletividade e falta de posicionamento vertical.


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