Total de visualizações no blog

domingo, 5 de junho de 2011

Energia nuclear



Usinas nucleares são usinas térmicas que usam o calor produzido na fissão para movimentar vapor de água, que, por sua vez, movimenta as turbinas em que se produz a eletricidade.
A energia nuclear é utilizada em bombas nucleares, pode substituir fontes de energia e também alguns combustíveis. A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear, sendo usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Norte, Paquistão Índia, entre outros.
A utilização desse tipo de energia vem crescendo a cada dia. A energia nuclear é uma das alternativas menos poluentes, o custo do urânio é muito baixo, as usinas nucleares podem ser instaladas pertos das cidades e não dependem de fatores climáticos para funcionar, diminuindo assim o custo de distribuição de energia. A energia nuclear torna-se mais uma opção para atender com eficácia à demanda energética no mundo moderno.
Porém, o uso desse tipo de energia traz também algumas desvantagens, como o efeito devastador das bombas atômicas, os acidentes nucleares e o destino indevido do lixo atômico.
Os perigos que podem derivar da energia atômica, são talvez os relativos à segurança das centrais térmicas nucleares, que podem libertar, no caso de mau funcionamento, importantes quantidades de isótopos radioativos na atmosfera ou na água, com o consequente risco para todo o ecossistema, cujos constituintes os podem ir acumulando e concentrando de forma crescente em cada nível trófico.

Etapas para a produção de energia nuclear:


  1. extração do minério do solo;
  2. beneficiamento para separar o urânio de outros minérios;
  3. conversão em gás do produto do beneficiamento, o chamado yellow cake (ou ‘bolo amarelo’);
  4. enriquecimento do gás, no qual a proporção de 235U é aumentada até o nível desejado;
  5. reconversão do gás de urânio enriquecido para o estado de pó;
  6. fabricação de pastilhas a partir da compactação do pó;
  7. e finalmente a montagem dos elementos combustíveis, quando se colocam as pastilhas em cilindros metálicos que irão formar os elementos combustíveis do núcleo do reator.

Fontes: http://www.coladaweb.com/geografia/fontes-de-energia/energia-nuclear
http://ihaa.com.br/como-e-produzida-energia-nuclear/ 
http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-eletrica-nuclear.htm 
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080523134305AA5sZJO 
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/earth-sciences/2057745-os-riscos-da-energia-nuclear/

Nenhum comentário:

Postar um comentário