Total de visualizações no blog

sábado, 24 de setembro de 2011

BÔNUS: Notícias em tempo real! (Fique por dentro)

Satélite da NASA caiu no oceano Pacífico


O satélite não comandado UARS da Agência Espacial Norte Americana afundou-se neste sábado no oceano Pacífico, entre as 4h23 e as 6h09 (hora de Lisboa), disse a NASA. Ele se desintegrou ao entrar na atmosfera terrestre sobre o oceano Pacífico no início deste sábado 24/09/11. O satélite de seis toneladas, o tamanho de um ônibus, é o maior que retornou sem controle para a Terra em cerca de 30 anos.

A maioria do satélite teria simplesmente queimado e se desintegrado ao voltar ao planeta, mas estimativas indicavam que cerca de 500 quilos poderiam chegar até o solo.
Com a água cobrindo cerca de 70% do planeta, esperava-se que os restos da espaçonave caíssem no oceano.

Calculava-se que os pedaços do Uars poderiam cair em qualquer lugar entre os paralelos 57 norte e 57 sul do equador, uma área densamente povoada.
O UARS foi enviado ao espaço em 1991 com o Discovery( cujo ja falamos no blogger) em uma missão para estudar a atmosfera terrestre. Ele contribuiu para a compreensão de temas como a composição química da camada de ozônio e o efeito resfriador que os vulcões exercem sobre o clima global.

Durante toda a semana, muito se especulou sobre o risco de o satélite cair sobre uma área habitada e ferir alguém ou causar prejuízos. A Nasa, no entanto, havia calculado que o risco era muito pequeno: um em 3.200 para cada um dos sete bilhões de habitantes da Terra.

2 comentários:

  1. Esse blog, além dos assuntos de Física deixa os seguidores por dentro de tudo interessante como as notícias! Divirtam-se!

    ResponderExcluir