Total de visualizações no blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Qual a função em nosso organismo dos: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais?

Carboidratos são utilizados como fonte e reserva de energia, servem para a síntese de outras moléculas e fazem parte da constituição de certas estruturas.
É através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.
Existem outras funções como:
· Poupar a queima de proteínas com finalidade energética;
· Auxiliar a oxidação mais eficiente e completa de gorduras com finalidade energética;
· A glicose é o principal combustível para o cérebro. A falta deste nutriente pode causar danos irreversíveis ao cérebro, pois é ela que irá manter a integridade funcional dos tecidos nervosos.
· Auxiliar na absorção do cálcio;
· A lactose (dissacarídeo) permanece mais tempo nos intestinos, estimulando a ação laxativa.


Proteínas atuam como transportadoras de oxigênio nas hemácias, como catalisadoras das reações químicas (aumentam a velocidade das reações), no controle da contração e promoção da sustentação estrutural das células e dos tecidos e atuam no sistema imunológico (anticorpos).
A principal função das proteínas no nosso organismo é de formar os nossos músculos e vísceras, uma vez que a maioria absoluta da proteína corporal está presente neles. A proteína muscular tem a função de executar a contração muscular, função primordial que possibilita movimentarmos. Outras funções de extrema importância são as proteínas que constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do nosso corpo.


Lipídios são biomoléculas utilizadas para fornecer energia aos diferentes processos metabólicos realizados pelo corpo. São importantes componentes das membranas celulares.
Os lipídios apesar de também fornecerem grande quantidade de energia, não tem como principal função este fornecimento.
Eles auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e k), fornecem fartura ao organismo, produzem hormônios, protegem e isolam órgãos e tecidos.


Vitaminas o agentes catalisadores das reações químicas que se processam no organismo.
As vitaminas ativam a oxidação dos alimentos, as reações metabólicas e facilitam a libertação e a utilização de energia. Desta forma, permitem que o organismo possa aproveitar as substâncias plásticas e energéticas proporcionadas pela ingestão de alimentos: as proteínas, os açúcares, as féculas e as gorduras.



Sais Minerais têm a função de formar as partes sólidas do corpo, como ossos e dentes, e manter os tecidos, músculos, órgãos, e células do sangue sempre conservado, e, além disso, são reguladores do nosso organismo.
Suas outras funções são:
- Participam da composição de algumas moléculas orgânicas;
- Agem na manutenção do equilíbrio osmótico.





Um comentário: